quinta-feira, 20 de julho de 2017

A Vida de uma Mulher


Tatiana Babadobulos



A VIDA DE UMA MULHER (Une Vie).  França e Bélgica, 2016.  Direção: Stéphane Brizé.  Roteiro: Stéphane Brizé e Florence Vignon. Com Judith Chemla, Jean-Pierre Darroussin e Yolande Moreau.   119 min.

Baseado no romance “Une Vie”, de Guy de Maupassant, o longa-metragem “A Vida de uma Mulher”conta a história de Jeanne (Judith Chemla), uma jovem que passou muitos anos estudando trancada em um convento. A trama se passa justamente quando ela sai de lá e volta para a casa dos pais.
O romance é ambientado na região da Normandia, interior da França, no século 19. Como era de praxe naquela época, Jeanne não pode ter suas próprias escolhas; ela cumpre o que foi escolhido por sua família. No caso, ela vai se casar com Julien de Lamare (Swann Arlaud), um visconde em decadência que vê no casamento com a moça abastada a oportunidade de mudar de vida.

Dirigido por Stéphane Brizé (de “Mademoiselle Chambon“), também autor do roteiro ao lado de Florence Vignon, o longa conta a vida inteira de Jeanne, desde a sua volta para casa, seu casamento, a chegada do filho e assim por diante. E revela que a mulher francesa do século 19 era submissa, mas não exatamente como as brasileiras, por exemplo; a personagem tem voz própria, é capaz de identificar os problemas do casamento e ter força para mudar o que está errado, inclusive contrariando o que diz o marido, que exige que a empregada seja mandada embora porque está grávida.
As duas moças foram criadas juntas e chegam a trocar segredos, por isso Jeanne é contra a sua partida. Mas, ao mesmo tempo em que discorda do marido, ela vai ao limite para atender aos pedidos do filho, nem que isso signifique a falência total.
O dinheiro está bastante presente no romance de Maupassant, embora, como afirma o realizador no material de divulgação do filme, que sua obra não é fiel ao livro. Aquelas escolhas tão necessárias no momento da adaptação.
“A Vida de uma Mulher” é vencedor do prêmio dos críticos em Veneza no ano passado. Um romance com poucas pitadas de pimenta e sem reviravoltas, mas que cumpre o seu papel sem ambições de ser um filme definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário