segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MOSTRAS DE CINEMA PAULISTANAS


Antonio Carlos Egypto


Recebo uma enxurrada de convites para um grande número de eventos cinematográficos que ocorrem regularmente na cidade de São Paulo.  Nem dá para compartilhar tudo aqui no cinema com recheio, porque, via de regra, eu sempre procuro postar uma crítica associada ao evento citado.  Só que é muita coisa, não dá.



Vejamos, por exemplo, o que está acontecendo agora na cidade.  De 12 de agosto a 12 de setembro, a 10ª. Mostra Mundo Árabe de Cinema, que ocorre também no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e no Espírito Santo.  São muitos filmes, tem música e debates também, espalhados por Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, cine Olido, Matilha Cultural, Biblioteca Mário de Andrade, entre outros locais da cidade. Cinema árabe não se vê a toda hora.  Vale a pena conferir alguns filmes.

No cine Belas Artes/Caixa Cultural, a Mostra “O Cinema de Aki Kaurismaki”, também merece toda atenção.  Kaurismaki é um importante cineasta da Finlândia, que tem bons filmes em vários gêneros.  É um cinema que merece ser conhecido.  Acontece de 13 a 26 de agosto essa mostra que cobre toda a obra do diretor finlandês.

A Garota da  Fábrica de Caixas de Fósforos de Aki Kaurismaki

De 19 a 30 de agosto, acontece a 26ª. edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens, com 350 filmes de 52 países.  Os programas acontecem no MIS – Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, cines Olido e Itaú Augusta e em espaços do circuito municipal de cultura.

Curtas brasileiros podem ser vistos de 13 a 16 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, na Mostra Curta Circuito.
 
De 2 a 14 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, a Mostra Dogma 95 traz 16 longas ligados ao movimento, que surgiu na Dinamarca com diretores como Lars Von Trier, Thomas Vintenberg e Susanne Bier.

De 14 de agosto a 11 de outubro o SESI- SP promove a Mostra Olhar Holandês, apresentando 6 longas e muitos curta-metragens recentes do cinema da Holanda.

Tem ainda a Mostra que exibe filmes que tratam de questões ligadas à cidadania: o Cinecidadania, no CINUSP, na rua Maria Antonia e na Cidade Universitária, que já está acontecendo e vai até 23 de agosto.

Grande parte dessas sessões de cinema são a custo baixo ou gratuitas.  Não dá para reclamar, não é mesmo?




Nenhum comentário:

Postar um comentário