domingo, 13 de março de 2011

CORPOS CELESTES

Antonio Carlos Egypto


CORPOS CELESTES. Brasil, 2009. Direção: Marcos Jorge e Fernando Severo. Com Dalton Vigh, Carolina Holanda, Antar Rohit, Rodrigo Cornelsen. 91 min.

“Corpos Celestes” nasceu da junção de duas histórias diferentes, escritas por Marcos Jorge, um dos diretores do filme. Na primeira, originalmente denominada “O Telescópio”, um garoto do interior descobre um estrangeiro estranho e recluso, consegue aproximar-se dele e se tornar seu amigo. Isso mudará a vida desse garoto para sempre, a paixão pela astronomia sendo o maior fruto desse relacionamento.

Em outra história, “O Astrônomo e a Prostituta”, há uma trágica e complexa relação amorosa entre um professor de Astronomia e uma garota de programa que aparece e desaparece misteriosamente.

As histórias foram escritas separadamente, mas acabaram unidas no mesmo roteiro. O garoto será o professor. A astronomia, unindo os dois momentos de vida do personagem e sendo o elemento marcante de toda a película, encarada como uma ciência fundamental para a compreensão das questões essenciais do universo. O tema norteador de fundo será entender quem somos, de onde viemos, para onde vamos. Ou seja, a pretensão do filme é se valer dos personagens para ir ao encontro das dimensões cósmicas que os envolvem. Para reforçar esses objetivos, o filme apresenta efeitos e imagens gráficas que remetem às dimensões tratadas pela astronomia e procuram ser explicativas, didáticas.

Muitíssimo interessante o enfoque astronômico do filme. Ótima a primeira parte da película, dominada pela figura do menino Chiquinho, o ator mirim Rodrigo Cornelsen. Antar Rohit, o estrangeiro Richard, era americano de nascimento e sua fala acentuava a distância entre o seu mundo, o seu tormento, e aquela pequena cidade interiorana que não poderia compreendê-lo. O ator faleceu no ano seguinte ao das filmagens do longa, realizadas em 2006. O filme só foi finalizado três anos depois, após obter os financiamentos para tal.


Após essa primeira parte, surgem os créditos e o filme é apresentado ao público, dando para alguns até mesmo a ideia de que se tratava de um prólogo.

A segunda parte, que conta a outra história, é, então, desenvolvida. A sensação que fica é mesmo a de dois filmes diferentes. A história do astrônomo e da prostituta, embora mais longa, é menos atraente e não tem a magia da primeira parte. A junção das situações, que envolve o aparecimento em cena de um filho daquele estrangeiro do passado, não chega a convencer. E “Corpos Celestes” se ressente disso: o dois em um.

Não que a segunda história, a de Francisco, o adulto astrônomo, e de Diana, seu louco e desvairado amor fugidio, não seja interessante. Dalton Vigh e Carolina Holanda, que vivem seus papéis, estão bem e o clima de seu relacionamento intriga. Porém, o melhor do filme terá ficado para trás, o que acaba deixando um vago sentimento de decepção, que se acentua pela solução narrativa adotada para o final, aberto e enigmático.

O público costuma esperar que o melhor, o mais atraente, venha no fim. Isso não significa que tudo tenha de acabar bem ou se explicar, mas o impacto tende a ser mais forte nas cenas finais, o que não acontece aqui. O menino e a mágica da descoberta da astronomia, que povoam a primeira parte, são muito mais intensos, poétícos e dramaticamente envolventes do que o seu mundo adulto. E a sensação de duas histórias distintas não desaparece.

Marcos Jorge, que dirigiu o ótimo “Estômago”, em 2007, revela-se novamente um grande contador de histórias. Fez com seu parceiro, Fernando Severo, estreante em longas, mas tarimbado como diretor e produtor de TV e de curtas e médias-metragens, um filme digno e caprichado. Ainda que eles não tenham logrado alcançar uma unidade mais consistente para as duas histórias de “Corpos Celestes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário